O eucalipto é uma árvore encontrada em várias regiões do Brasil, que pode chegar até 90 metros de altura, possui flores pequenas e frutos em forma de cápsula, sendo muito conhecida popularmente por ajudar a combater diversas infecções respiratórias devido as suas propriedades expectorantes e antimicrobiana.
O nome científico do eucalipto é Eucalyptus globulus Labill e suas folhas podem ser utilizadas para fazer chá e o óleo essencial extraído da planta pode ser usada em vapores para inalação, podendo ser facilmente comprada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. O eucalipto também é encontrado em xaropes prontos e em sachês para se fazer a infusão.
Mesmo sendo um ótimo remédio caseiro para tratar doenças respiratórias, a inalação de folhas de eucalipto não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos, pois pode levar a alergias e causar falta de ar. Além disso, as preparações com eucalipto não devem ser aplicadas no rosto de bebês, sendo muito importante consultar um pediatra nestes casos.
Para que serve
O eucalipto é uma planta muito utilizada popularmente para o tratamento de gripe, esfriado, rinite, sinusite, adenite, amigdalite, asma, bronquite, nariz escorrendo, pneumonia, tuberculose, febre, vermes intestinais, acne, mau hálito e dor muscular, devido suas propriedades medicinais, que são:
- Expectorante;
- Anti-inflamatória;
- Descongestionante;
- Estimulador da imunidade;
- Vermífugo.
Além disso, o óleo essencial de eucalipto, extraído das folhas, contém cineol que possui propriedades balsâmicas e anti-sépticas, sendo muito útil no tratamento de bronquite e para eliminar o catarro das vias aéreas.
Como usar o eucalipto
A parte mais utilizada do eucalipto é a folha triturada e pode ser usada de várias formas, desde inalação até chá.
- Chá: pode ser tomado de 1 xícara de 2 a 3 vezes por dia;
- Inalação: colocar 5 gotas de óleo essencial de eucalipto em uma tigela com 1 litro de água fervente e inalar o vapor por alguns minutos. Para aproveitar ao máximo, coloque uma toalha de banho sobre a cabeça como se fosse fazer uma tenda para cobrir a tigela, assim o vapor ficará aprisionado e o indivíduo inspirará uma maior quantidade do vapor que alivia os sintomas.
- Uso tópico: Realizar uma massagem nos locais desejados utilizado 2 gotas de óleo essencial de eucalipto para 100 ml de óleo mineral.
As folhas de eucalipto também podem ser encontradas em combinação com outras plantas medicinais em formato de sachês para infusão ou remédios caseiros em lojas de produtos naturais.
Como preparar o chá de eucalipto
O chá de eucalipto é muito usado para aliviar os sintomas de gripe e resfriado, além de ajudar a eliminar as secreções pulmonares acumuladas durante a bronquite.
gredientes
- 1 colher (de sopa) de folhas picadas de eucalipto;
- 150 mL de água.
Modo de preparo
Para fazer o chá é necessário adicionar as folhas picadas de eucalipto em uma xícara e cobrir com água fervente. Depois de morno, coar e tomar de duas a três vezes por dia.
Efeitos colaterais do eucalipto
Os principais efeitos colaterais do eucalipto se prendem com o seu uso excessivo e incluem dermatite, dificuldade para respirar e taquicardia. Alguns estudos também relataram o uso exagerado do eucalipto pode provocar sonolência ou hiperatividade.
A tintura de óleo de eucalipto pode aumentar a ação do fígado, fazendo com que o efeito de alguns remédios seja reduzido, por isso se uma pessoa faz uso de algum medicamento diariamente é necessário consultar o médico para saber se pode ou não utilizar o eucalipto.
Contraindicações do eucalipto
O eucalipto é contraindicado em caso de alergia à essa planta, durante a gravidez e em pessoas que têm problemas de vesícula e doenças no fígado.
As inalações das folhas desta planta também não deve ser usada em crianças menores de 12 anos, pois pode causar alergias e falta de ar, e a tintura só deve ser utilizada por adultos, devido o alto teor de álcool. E ainda, as preparações de eucalipto não devem ser aplicadas no rosto, particularmente no nariz, de bebês, podendo gerar alergias na pele.